Respondendo ao islã

O fim do Alcorão como os muçulmanos o conhecem

 Alcorão de hoje à luz de seus primeiros manuscritos

 Por Oskar

“O Alcorão é um registro das palavras exatas reveladas por Deus através do Anjo Gabriel ao Profeta Muhammad. Foi memorizado por Muhammad e, então, ditado aos seus companheiros e escrito por escribas, que os compararam ao longo da vida. Nem uma palavra de seus 114 capítulos, Suras, foi alterada ao longo dos séculos, de modo que o Alcorão é, em cada detalhe o único e milagroso texto que foi revelado a Muhammad há quatorze séculos atrás. “(www.islamicity.com, procure ' What is the Qur’an '? Acessado em 19 de maio de 2011)

A crença Islâmica fundamental de que nenhuma palavra do Alcorão mudou é posta em dúvida por um manuscrito bastante singular antigo, um palimpsesto, conhecido como 'DAM 0 1-27.1.1 Foi descoberto pelos muçulmanos em 1972 na antiga Grande Mesquita Sana’a, no Iêmen. De acordo com os últimos estudos acadêmicos, auxiliado pelo uso de fotografia ultravioleta, este palimpsesto contém muitas diferenças quando comparado com Alcorão Árabe de hoje. Eles variam de palavras diferentes e desaparecidas e de uma ortografia diferente a uma ordem diferente de Suras e palavras dentro dos versos. A descoberta é parte de um pacote de pergaminhos que se acreditar ser as cópias mais antigas sobreviventes do Alcorão.

Um palimpsesto é um manuscrito de um texto que foi raspado ou lavado para dar lugar a outro, a fim de re-uso do caro pergaminho. Tal processo normalmente só será feito depois de vários séculos. No entanto, no caso de 'DAM 0 1-27.1 “ocorreu dentro do primeiro século do” Hégira “(século 7 e início 8), logo após a recensão de Uthman (Osman, Otman, Otmão, etc). Isto é confirmado pelo fato de que os escritos primários que reapareceram e os secundários que se seguiram, incluindo as correções de ambos, foram encontrados no estilo do 'Hijazi' do primeiro século Islâmico. A característica é de linhas irregulares, diferentes do estilo particular existente em todos os quatro estágios de desenvolvimento do texto acima mencionados.

1. A Evidência

O palimpsesto conhecido como 'DAM 0 1-27.1’ contém pelo menos 38 páginas do Alcorão. Elas foram todas escritas em pergaminho com um tamanho aproximado de 36,5 x 28,5 centímetros. Uma vez que a maioria das folhas mostra visivelmente um texto primário e ambos os textos contêm partes de mais de 70% do Alcorão de hoje, o palimpsesto deve ser um remanescente de dois Alcorões completos e divergentes entre si. O “Folio 16r'2 abaixo contém a Sura 9:70-80 na escrita menos visível e primária e a Sura 30:26-40 na escrita melhor visível secundária. Os números do lado direito da imagem escritos em tipo itálico referem-se às linhas do texto, antes primário. As normais identificam as linhas do posterior, o texto secundário.

Nos exemplos a seguir, palavras alteradas a partir da escrita primária são comparadas com o texto padrão (TeP). Estas mudanças representam apenas uma parte muito pequena de um bem muito maior, a análise em profundidade conduzida pelo Dr. E. Puin3

2. Exemplos

A. Várias palavras estão faltando dentro de um parágrafo levando a um significado diferente:4

Sahih tradução Internacional: “... (se) eles se afastam, Allah os punirá com dolorosa punição neste mundo e no Vindouro. E não haverá para eles na terra (nenhum protetor ou socorredor).

Manuscrito Sana'a, “DAM 0 1-27,1”, tradução: “... (se) eles se afastarem, Deus vai castigá-los neste mundo. E não haverá para eles na terra (protetor ou socorredor).

 

A letra final, 'Alif', em 'yatawallaw', 'eles desdenham”, encontrada no texto-padrão de hoje do Alcorão está faltando no manuscrito antigo em discussão, tal como indicado pela caixa vazia com uma moldura preta acima. Além disso, no verbo “'yu'addibhum”, ele (Allah) vai puni-los”, encontrado no ‘Fol. 16r, Z.13, não é explicado com 'adaban aliman’, “com um doloroso castigo”, como no texto padrão (TeP). Ali se encontram “fi'l dunya-wa-'l-ahirati', “neste mundo e no vindouro”. O manuscrito contém apenas Sana'a “neste mundo” e, portanto, se encaixa melhor com o final do versículo em ambas as versões: “E não haverá para eles na terra proteção ou socorro”.

B. Palavras são diferentes do Alcorão de hoje:5

A área sombreada acima indica incerteza. Em vez da palavra “gahannnamu”, “inferno”, encontrada no texto padrão, a versão do antigo manuscrito contém o sinônimo ‘l-naru’, “o fogo”, encontrado na caixa com o quadro interrompido. É quase idêntico a um texto paralelo encontrado na Sura 24:57 de onde em dia: 

A palavra “Yaqsimuna” no velho manuscrito, encontrada na caixa com o quadro interrompido acima, foi substituída pela diferente, mas sinônima, “yahlifuna”, 'juram', no Alcorão de hoje. As palavras que se seguem, cruzadas com linhas horizontais, foram reconstruídos com certeza. Por trás da “Kaf” de “Kalimat”, “(a) palavra”, uma parte do manuscrito está faltando. A área, cinza, sombreada indica a incerteza sobre a palavra original. O espaço deixado no pergaminho só permite “(ka)limata” “(l) Kufri”', “(a) palavra (de) descrença”. A próxima linha do manuscrito começa com “wahammu bima lam yanalu”. Portanto, a frase “wakafaru baʿda is'lāmihim”, “e desacreditaram após a sua (pretensão de) Islam”,6 só é encontrada no texto padrão de hoje. As três palavras que estão faltando no antigo manuscrito são novamente indicadas pela caixa branca com a moldura preta.

Embora considere-se que o texto secundário do palimpsesto examinado aproxima-se do conteúdo do Alcorão de hoje, ainda não é 100% idêntico. Nenhuma das inúmeras mudanças em discussão são mencionados na literatura Qirâ'ât que se preocupa principalmente com os métodos de pronúncia utilizados nas recitações do Alcorão. As alterações também são diferentes daquelas encontradas nas coleções do Alcorão por Ibn Mas'ud, conhecido principalmente pela ausência das Suras 1, 113 e 114, e Ubay bin Ka'b que listou duas Suras a mais.7

3. Perguntas de Muçulmanos respondidas

A. Por que devemos ouvir eruditos orientalistas ocidentais que são conhecidos por ser contra o Islã?

Infelizmente não há muitos outros estudiosos que se atrevem a abordar o assunto sensível dos primeiros manuscritos do Alcorão de uma forma objetiva. Uma notável exceção foi o Dr. Nasr Abu Zaid, um ex-professor de Estudos do Alcorão da Universidade do Cairo.8 Ele argumentou que o Alcorão é um texto literário que precisa ser examinado através de uma abordagem literária. A mais alta corte do Egito decidiu em 1995 que ele era um apóstata e, portanto, seu casamento foi anulado.

Salim Abdullah, diretor dos Arquivos Islâmicos da Alemanha, filiada à poderosa Liga Mundial Muçulmana pan-Islâmica, está aberto também à investigação crítica, dizendo: “Estou desejoso por esse tipo de discussão sobre o tema”9.

Uma vez que, pelas razões acima mencionadas, atualmente nenhum outro estudioso fez uma pesquisa detalhada como a do Dr. E. Puin, Saarbrücken, da Alemanha, sobre o palimpsesto “DAM 0 1-27.1”, não havia outra opção disponível além do escolhido. No entanto, outros eminentes estudiosos examinaram manuscritos diferentes e chegaram à mesma conclusão que o Alcorão tem uma história de desenvolvimento textual.10

B. Será que essa não foi apenas uma cópia ruim usada por aqueles que ainda não possuíam uma cópia de Uthman?

Há vários problemas com essa hipótese:

1. O palimpsesto “DAM 0 1-27,1” foi provado realmente conter quatro Alcorões diferentes: um texto completo primário e secundário, e ambos apresentando correções posteriores. Portanto, não estamos lidando apenas com uma, mas com quatro “cópias ruins” dentro do primeiro século Islâmico. Se o texto de Uthman ainda não havia chegado à mesquita, baseado em que foram feitas essas correções?

2. A Grande Mesquita de Sana’a, onde os manuscritos foram encontrados foi construída no 6º ano da Hégira por um dos companheiros de Muhammad11. Era um centro de estudos Islâmicos e como tal deve ter recebido o texto de Uthman imediatamente e com rapidez, uma vez que os Alcorões encontrados em qualquer mesquita têm sido naturalmente usados pelos Muçulmanos.

3. Uma vez que o texto secundário, mesmo com as correções, não se parece 100% com o texto de Uthman, surge a pergunta de por que não foi corrigido quando a “Versão Autorizada” chegou? Manter um Alcorão diferente em um centro Islâmico de aprendizagem é uma receita para se transmitir falsos ensinamentos.

4. Para onde vamos a partir daqui?

Tornou-se claro que o Alcorão não é um registro das palavras exatas reveladas por Allah. Em vez disso, o palimpsesto, conhecido como “DAM 0 1-27.1”, demonstra claramente que o livro sagrado dos Muçulmanos passou por estágios de desenvolvimentos históricos. Há pelo menos três maneiras de as pessoas reagirem a estes fatos:

A. Com raiva

Há um tipo justo de raiva, quando as pessoas são tratadas injustamente ou quando a vontade de Deus é deturpada e negligenciada. Enquanto o mundo definitivamente poderia ter mais desse tipo de ira expressa de forma produtiva, a raiva descontrolada alimentada por auto-interesse é, infelizmente, muito mais comum. É totalmente compreensível que as pessoas se ressentem de uma mudança de pensamento sobre o que em muitos aspectos, está no âmago de sua fé e da sociedade. No entanto, se a análise cuidadosa da evidência provou certas crenças como falsas, então seria loucura teimar em ficar mantendo essa crença só porque você acreditou nisso a vida toda. Mudanças nunca vêm fácil, mas é melhor trazer um fim doloroso do que continuar a viver na dor da engano infindável.

B. Ignorância

Algumas pessoas decidem fechar os olhos sobre os fatos discutidos até agora. Eles tentam viver em negação e continuar como de costume. Afinal, tudo tem sido bastante confortável, até agora, em favor do que eles pensam. Tais indivíduos e comunidades agem como alguém que viveu em um pequeno cômodo por um longo tempo. Eles ficarão felizes com seu quartinho pequeno até que perceberem que outras pessoas vivem em uma casa espaçosa. A verdade que o Alcorão foi modificado, e não apenas na transmissão, mas no próprio texto, traz imensas implicações que podem até mesmo mudar a vida das pessoas.

C. Jesus

Por fim, a terceira forma pela qual as pessoas podem responder aos resultados desta pesquisa acadêmica é Jesus. Ele diz sobre si mesmo, literalmente, “Eu sou o Caminho, a Vverdade e a Vida”.12 Ele é a resposta para a reza que os Muçulmanos devem realizar cinco vezes por dia, dizendo: 'Mostra-nos o caminho reto, o caminho daqueles a quem foi concedida a graça...” Jesus não disse: “Estou mostrando-lhe o caminho para o Cristianismo.” Ele simplesmente diz: “Eu sou o caminho.” A vida eterna no paraíso vem de segui-lo apenas. Isso acontece pela graça, por um favor imerecido. Jesus quer mudar nossos velhos hábitos e pôr a nossa fé nele e no que ele fez por nós na cruz. Ele não pede às pessoas a abandonar os bons aspectos de sua cultura ou a abraçar as partes pecaminosas de um estilo de vida ocidental. Deus nos dará o poder de ser como Jesus em qualquer situação que nos encontrarmos.

Jesus não é apenas o Caminho, mas ele também é a Palavra viva de Deus. O Alcorão o chama exclusivamente de 'Kalimatullah' – “A Palavra de Deus” (Surata 4:171; cf Apocalipse 19:13 e João 1); é idêntico a Deus. A Bíblia trata a respeito de Jesus. Muitos artigos foram escritos para mostrar que ela ainda é confiável.13 No entanto, o padrão e a forma pela qual as Sagradas Escrituras do povo do Livro foram reveladas e preservadas é diferente do que ocorreu centenas de anos mais tarde com os Muçulmanos. Quem examina a Bíblia em seus próprios termos, orando fervorosamente e com o coração aberto para receber orientação será abençoado. Os convido a entrar em contato comigo para aprender mais sobre Jesus e sobre como viver segundo a Graça.

 


Notas de Rodapé

 

1 Codex Ṣanāʾ DAM 01-27.1 – A Qur'ānic Manuscript From Mid-1st Century Of Hijra, acessado em 14 de Junho de 2011.

2 Elisabeth Puin, “Ein früher Koranpalimpsest aus San'ā' (DAM 01 -27.1). Teil III: Ein nicht-'utmānischer Koran” in: Markus Groß / Karl-Heinz Ohlig (Hg.), Die Entstehung einer Weltreligion I. Von der koranischen Bewegung zum Frühislam, INARAH Schriften zur frühen Islamgeschichte und zum Koran, Band 5, Berlin/Tübingen 2010, páginas 302-303 (aqui exibido em uma só imagem com a autorização do Dr E. Puin).

3 Ibid., páginas 233-305

4 Ibid., p. 291, imagem reproduzida com autorização do Dr E. Puin.

5 Ibid., pp. 289-290

6 Tradução e transliteração extraída do Quran Corpus site.

7 'Itqan I' by Suyuti, p.62, 65, Bukhari, 6, No.521, Fihrist, I, páginas 53-57, 'Masahif' por Ibn Abi Dawud, pp.180-181

8 Nasr Hamed Abu Zaid: The end of a controversial scholarly legacy, acessado em 14 de Junho  de 2011

9 Querying the Koran, The Guardian, acessado em 15 de Junho de 2011

10 Veja por exemplo: ‘HOLY BOOKS have a HISTORY, Textual Histories of the New Testament & the Quran’ by Dr. Keith Small, Avant Ministries, USA, 2010, 1ª ed., 126 pa´ginas, U$5, ISBN: 978-1-4507-4077-7, disponível em www.avantteam.com, ou, do mesmo autor, ‘Textual Criticism and Qur'an Manuscripts’, Lexington Books, ISBN-10: 0739142895, disponível no Amazon.

11 Maktabat al-Jami` al-Kabir (Maktabat al-Awqaf), The Great Mosque, San`a’-Yemen.

12 João 14:6

13 Pesquise em nossas seções sobre o Alcorão e a Bíblia.

 


 

This article is a translation of "The end of the Quran as Muslims know it" - original

Este artigo é uma tradução de "The end of the Quran as Muslims know it" - original

Voltar para a página principal

Back to English Version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.


 

 

Contato